Carta circula em SC ameaçando matar baianos mal educados

Rodrygo Ferraz A voz da verdade | quinta-feira, novembro 07, 2013 |
Tem circulado no Facebook uma carta que ameaça baianos na cidade de Brusque, no Vale do Itajaí, em Santa Catarina. O documento, que não tem autoria declarada, é destinado a supostos moradores da Bahia que estariam perturbando o sossego dos moradores locais. O delegado Juscelino Carlos Boos investiga se a carta se trata de uma piada ou realmente algo sério que apresenta indícios de crime racial. 

"É muito cedo para dizer se foi uma brincadeira de mau gosto ou se foi efetivamente uma ameaça. Estamos investigando a origem da carta, quem a fez circular e quem a escreveu, de qual site teria partido, como foi inserida na rede", explicou o delegado da comarca da Polícia Civil de Brusque. 

Ainda de acordo com Boos, a investigação é considerada complexa, pois já houve muitos compartilhamentos nas redes sociais. Inclsuvie, foi através delas que a polícia soube do caso. A carta menciona ainda que moradores de Brusque teriam registrado boletim de ocorrência (B.O.) denunciando problemas com som alto na cidade. Entretanto, segundo a Polícia Civil, não há registro de B.O.s específicos sobre os casos.

A Polícia Militar está realizando um trabalho de comunicados através da imprensa local, principalmente através de rádios, para prevenir novas ações com o mesmo aspecto. Na carta, há ainda informação de que se os baianos não se comportassem bem, seriam mortos. 

De acordo com o coronel Heriberto Rocha Peres, comandante da Polícia Militar de Brusque, o objetivo é impedir que se propague a situação, que teria revoltado, além dos migrantes citados na carta, os próprios moradores de Brusque. "Alguém escreveu por dois ou três, não por toda a população. Estamos em um estágio avançado de legislação, não podemos permitir esse preconceito", afirmou o coronel. Segundo ele, o Setor de Inteligência da PM está contribuindo com a Polícia Civil. As informações são do G1. Veja a carta: