BRASÍLIA (Reuters) - A Polícia Federal cumpre desde a manhã desta terça-feira 81 mandados de busca e apreensão em nove Estados e no Distrito Federal em uma operação para combater a exploração e abuso sexual de crianças na Internet, que conta com a colaboração da Interpol e da polícia da Alemanha.

A operação, denominada Tapete Persa, está sendo realizada em Alagoas, Ceará, Goiás, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo e Distrito Federal. Mais de 400 policiais federais estão envolvidos.

A Tapete Persa teve origem após investigações da polícia alemã levarem a indícios de que brasileiros poderiam estar compartilhando material de pornografia infantil na Internet. Essas informações foram repassadas à Polícia Federal no final de 2008.

"Ainda no primeiro semestre de 2009, a unidade central da PF para crimes de pedofilia iniciou investigações preliminares para identificação dos locais utilizados pelos suspeitos para cometimento dos crimes no Brasil e individualização de cada uma das condutas praticadas", informou a Polícia Federal em comunicado.

A PF deve divulgar um balanço mais detalhado da operação em entrevista coletiva às 15h em sua sede em Brasília.

(Reportagem de Bruno Peres; edição de Eduardo Simões)