O presidente da executiva nacional do PT, Rui Falcão, participou ontem  17/01 da posse da nova executiva do partido na Bahia, realizada no Hotel Matiz, em Salvador. Durante o evento, o dirigente petista defendeu estratégias para tornar o candidato do partido, Rui Costa, mais conhecido. “Essa questão do conhecimento, diferente de outros candidatos, é um fator natural nas campanhas eleitorais. Você tem a desvantagem inicial da ausência de conhecimento, mas se tem a vantagem também de quem pode mostrar muitas coisas diferentes de quem é muito conhecido e desgastado, e não é o caso do nosso candidato aqui. Dilma começou atrás nas pesquisas e o Haddad [atual prefeito de São Paulo] começou nas pesquisas com 2%”, pontuou Falcão, ao comparar os dados.
Para o novo presidente do partido na Bahia, Everaldo Anunciação, o trabalho de expansão do nome de Rui Costa passa também por todos os partidos da base. “Essa campanha não é só do PT. É também dos partidos da base aliada que tem se repetido em diversas manifestações de apoio. Então, essa estratégia será montada com eles. Foi assim também em 2006, com o nível de intenção de votos de Jaques Wagner e ganhamos as eleições no primeiro turno”, declarou.
Sobre os anúncios de apoio ao projeto de Rui Costa, o presidente nacional do partido disse que os identifica como atos de prenúncio da capilarização da campanha, que tornará o candidato conhecido. “O ex-presidente Lula e a presidenta Dilma cumprem um papel decisivo. Inclusive, é um elemento importante nessa campanha, que também vai ajudar ao Rui Costa”, disse.
Em defesa dos mensaleiros
A defesa em nome dos presos envolvidos na Ação Penal 470, o processo do mensalão, também foi assunto durante a coletiva em que o presidente nacional do PT, Rui Falcão, concedeu durante sua participação na posse dos novos dirigentes petistas em Salvador. Para ele, as multas aplicadas aos envolvidos foram injustas e desproporcionais, por isso existe uma manifestação nacional para que os filiados do PT ajudem a pagá-las, inclusive aqui na Bahia. “Eu soltei uma nota, na sexta-feira passada [10 de janeiro] dizendo que o companheiro [José] Genoino e os demais companheiros nossos, além de estarem sendo vítimas de um processo, ainda tiveram uma multa que eu considero injusta e desproporcional. Mas sendo uma decisão judicial, nós somos obrigados a cumprir”.
O presidente explicou que o PT não pode, por disposição da lei, contribuir para pagar essas multas nem com recursos próprios e muito menos com fundo partidário. “Daí a rede de solidariedade construiu, bastante amplo, e que eu espero que se estenda também para o Delúbio [Soares], que já teve outra multa, também desproporcional e injusta, e aos demais que sofrerem essas punições descabidas”.
Falcão afirmou ainda que é positiva a solidariedade que se cria para que essas multas sejam pagas e informa que os doadores serão identificados para saber de onde os recursos provêm. “Todos eles estão sendo identificados, com RG e CPF. Cada doador terá depois que declarar isso depois no imposto de renda e nossa orientação vai nesse sentido, transparência, identificação e solidariedade”.
Ele explica que se a dívida dos mensaleiros não for paga até o dia 20 ela vai para a dívida ativa da União e aí tem que esperar a fase de execução e tem a possibilidade de pedir o parcelamento. “Como se criou essa rede de solidariedade, e a família ficou preocupada, porque quer pagar, nessas coisas não se tem decisão partidária e eu quero crer, com a ajuda aqui da Bahia para quem ainda não doou. A gente não fica declarando os valores. Nós somos da concepção da Igreja, ninguém proclama o que doa”, finaliza.
Por: Vitor Fernandes