No contexto eleições vemos a preferencia, primazia, predileção, como esclarece o seu significado. É a escolha por alguém que pode ocupar um cargo ou posto, com capacidade de desempenhar a determinada função que o escolheu, é a pessoa preparada ou que dá confiança para assumir tal responsabilidade, por vários motivos que passa a firmeza que pode resolver os problemas ou amenizar.
   Deste modo, ocorre na eleição para a escolha presidencial do Brasil, que vem passando por uma grande crise política, onde há embarace por uma parte e liberdade em outra. De tal forma que, por um lado sofre consequências muito maior do que a merecida, tal vez até injusta, enquanto a outra pode fazer o que quer, como quer, sem prejuízo ou punição alguma. Repetindo com maior clareza e veracidade erros cometidos por outros com menor impacto, a mídia anunciando como normal e comum, tudo certo de tal maneira que passa despercebido aos analfabetos políticos, que pensam saber de tudo e não sabe de nada, apenas ver jogo de enrolação e hipnotismo da mídia e justiça brasileira. Um faz que passa a noticia com clareza e serenidade, enquanto a outra brinca de justiça, brincam que estão acabando com a corrupção, onde um paga por todos, e todos roubando pra um só pagar.


   Política é arte ou ciência de governar, da organização, de guiar ou influenciar o modo de governo pela organização de um partido, influência de opinião pública, aliciação de leitores. Prática ou profissão de conduzir negócios políticos. Como o próprio nome traz, são maneiras de visão e governar, assim como um negocio para aturar dinheiro, renda, causa muitos interesse por parte de pessoas que só pensam em se dar bem e que os outros se ferrem, esquecendo da política social, do direito primordial defendido em constituição federal. Há muitos interesses por traz de uma politicagem mesquinhas que trazem muitos prejuízos a nação, com seus interesses pessoais e troca de favor sempre para ter a preferência, o melhor.

   Este esclarecimento vemos nas pesquisa presidencial, à preferencia do povo e do outro lado o interesse pessoal. Por um lado a liberdade de sonhar por uma vida melhor, por outro tenho que cumprir a lei mesmo que seja frustante sem o minimo de respeito e justiça, um julgamento pessoal por interesse de alguém.
   Assim sendo, visto até mesmo fora do país, por pessoas acostumadas a ver e sentir a injustiça humana de interesse, chegando até um pedido do maior colegiado que luta por direitos iguais a ONU (Organização das Nações Unidas), onde ver erros cometidos pela justiça brasileira que não há nada de justo, e sim um julgamento por opiniões e pressões por parte da mídia e classes empresariais, poderosos do mundo politico.
   As pesquisas mostram a insatisfação de uma injustiça cometida por uma justiça, e por outro lado a busca de uma solução que não é solução. Esta insatisfação está clara com o resultado de Lula com 39% e Bolsonaro 19% e demais com porcentagem baixa. Por tanto, a liberdade de um para lutar e melhorar a economia e vida da população sem dignidade, torna-se em abusivo, enquanto o outro quer cometer a intolerância uma falsa sensação de segurança.