Imagem do Google
O medo de todos os alunos do ensino superior que não tem condições de pagar uma faculdade e não conseguiu uma vaga na universidade federal, está cada vez mais real. Como sempre imaginei e comentei com vários colegas desde o tempo na faculdade que temia um dia em que a Universidade entre outros benefícios conquistados pelo classe pobre chegasse a acabar, que anos atras não vinhamos colegas das cidades do interior uma faculdade publica ou particular, onde era apenas statos dos filhinhos de papai que sempre estudou nas melhores escolas particulares. Hoje o ministro da Educação, Abraham Weintraub, afirmou nesta 3ª feira (7.mai.2019) que a expansão do modelo de Ensino Superior nos governos anteriores foi uma “tragédia”. Weintraub,  ainda criticou os modelos de investimento em educação, como o Fies.
Afirmou o ministro da educação que o dinheiro investido pelos governos anteriores ao do presidente Jair Bolsonaro serviu para inflar os cursos de graduação nas instituições privadas. Entretanto, tal medida teria feito com que os alunos criassem dívidas e ficassem sem emprego.
Weintraub também criticou o modelo de funcionamento das universidades brasileiras. Defendeu a autonomia universitária, destacando que tal medida não significa soberania.
As declarações foram dadas em uma audiência pública na CE (Comissão de Educação, Cultura e Esporte) do Senado Federal, em que foi convidado para apresentar as diretrizes e os programas prioritários da pasta.