Heliópolis é uma das cidades da Bahia que não conseguiu alcançar objetivos estabelecidos para o avanço da educação básica.

    As escolas da rede municipal de Heliópolis-BA não cumpriram a meta estabelecida para o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) nos anos iniciais (1º ao 5º ano) e finais (6º ao 9º ano) do ensino fundamental em 2019. O resultado do principal indicador da educação foi divulgado pelo Ministério da Educação (MEC) na manhã desta segunda-feira (15).

    Nos anos iniciais, cuja prova foi aplicada no 5º ano, o município teve índice de 4,8, uma queda de 0,1 em relação ao indicador apresentado em 2017.A rede não atingiu meta estabelecida para o ano, de 4,9. O índice obtido é 1,1 ponto pior que o resultado geral para a rede em todo o Brasil, de 5,9.

Tabela com resultado do Ensino Fundamental I – 5º ano


    Nos anos finais, cuja prova foi aplicada no 9º ano, o município mostra estagnação no desenvolvimento da educação neste nível, com 3,4. O resultado é 0,2 pior que o obtido na edição de 2017 e 0,3 menor que o melhor resultado obtido para esse nível pelo município que foi  na edição de 2011, quando obteve 3,7. Nesta edição, a meta a ser atingida era de 4,3 Assim como nos anos iniciais, o município obteve resultado pior que a média nacional de 4,9.

Tabela com resultado do Ensino Fundamental II – 9º ano



Fonte: IDEB-INEP