Prof. Agnaldo Almeida Foto: Site SEseedED

    A Secretara do Estado, da Educação, do Esporte e da Cultura de Sergipe, publicou no dia 17 de setembro o avanço de escolas de ensino fundamental o ranking de 10 escolas no resultado obtido com a nota do Ideb.
Dentre elas uma escola no interior de Sergipe, longe dos centros das grandes cidades, na divisa com a Bahia, superou a média nacional do Ideb 2019, e o primeiro lugar na entre as Escolas da Rede Estadual nos anos iniciais com a nota 7,6 e nos anos finais em terceiro lugar com a nota 5,3. É a Escola Estadual Epifânio Doria em Poço Verde-Se, que vem tendo um crescimento nos anos iniciais desde 2011.

    O professor e atual diretor da E.E. Epifânio Dória, Carlos Henrique Acioly, comemora os resultados do Ideb 2019 destacando os índices positivos edificados como resposta a uma construção coletiva entre equipe gestora, professores, pessoal de apoio, estudantes e familiares. "O nosso foco é a aprendizagem do aluno. Utilizamos a estratégia de trazer a família para o nosso convívio", disse.

    O apoio da Rede de Proteção vinculada ao município, por meio dos Centros de Assistência e do Conselho Tutelar. "O resultado veio a partir dessa parceria. Como gestor, a gente dá o suporte, e trazendo a família foi identificado que é possível conquistar. As notas do Ideb 2019 são fruto também dos anos percorridos anteriormente pelos alunos até chegar ao 5º ano, onde o professor lapidou o que faltava", enfatizou o diretor Carlos Henrique Acioly, indicando o iminente sucesso da trajetória escolar desses alunos.

    Traz como destaque e orgulho para todos heliopolenses, o reconhecimento ao Professor Agnaldo Almeida, da cidade de Heliópolis - BA, que leciona a turma do 5º ano, na cidade sergipana em Poço Verde. "O professor Agnaldo Almeida, que leciona na turma do 5º ano, examinada pelas avaliações que resultaram o Ideb 2019, faz jus aos resultados positivos.  Basta a curiosidade em conhecer as ações planejadas por ele". Declara o diretor.

    Na sala vazia, em virtude da pandemia, o professor Agnaldo conta como atua na prática docente. Ele inicia o ano letivo com um momento de escuta e socialização, quando passa a conhecer as deficiências de aprendizagem identificadas pelos colegas professores referentes à trajetória do estudante no ano anterior, e que serão readequadas em seguida pelo atual regente de classe. "A gente tem essa conversa para ter uma noção de como cada aluno é em sala de aula e tentar iniciar o ano letivo com foco na resolução dos problemas", enfatiza.

    A partir desse momento foram realizados a avaliação diagnóstica e o planejamento anual alinhados aos conteúdos programáticas e a uma espécie de força-tarefa para nivelar a leitura e a escrita das crianças. Nesse contexto, Agnaldo intensificou as atividades voltadas à leitura e à escrita utilizando a arte em diversas vertentes, e criou rodas de leitura, apresentações teatrais; passeios externos pelo município para que os alunos pudessem identificar no território em que vivem os assuntos estudados nas aulas de geografia, por exemplo; a inclusão da gamificação no estudo da matemática, aula digital, sessões de cinema e até o preparo de refeições na cantina.

    "A gente trabalha com muita arte. E foi uma parceria grande entre a direção da escola, os professores de forma geral e a família", justifica o professor diante do sucesso dos trabalhos desenvolvidos na unidade. Porém, a resistência dos alunos foi o primeiro percalço encontrado por Agnaldo, que logo se transformou em engajamento, e as crianças passaram a se comprometer com metas de estudo.

    O sentimento de pertencimento e a construção do conhecimento na perspectiva da criança tornaram-se o combustível para acordar cedo e se preparar para ir à escola com o entusiasmo de que encontrará o novo, o que acaba de nascer. A maioria dessas crianças, que não somente aprendem, mas que estão sendo ensinadas que o conhecimento é divertido, agora sentem muita falta do pátio onde brincavam na E.E. Epifânio Dória, da merenda, dos amigos e de todo mundo.

    A aluna Layla Sebastiana, de 11 anos, comprova a dobradinha, diversão e conhecimento.  "Aprendi muitas coisas com as brincadeiras e competições que o professor Agnaldo nos proporcionou; muitas alegrias através de viagens e leituras. Será inesquecível para mim". Ana Raquel, 12 anos, também. "No ano passado, juntamente com a minha turma conseguimos aprender várias formas de aprendizagem, dentre elas: leitura, formação corporal, arte, apresentações que davam ânimo de no dia seguinte voltar à escola", declara. (Ler mais sobre a materia)

    Segundo  Daniela Silva Santos, diretora Diretoria Regional de Educação 2 (DRE 2), foi possível identificar também que as escolas circunscritas à DRE 2, responsável pelas unidades situadas na Região Centro-Sul de Sergipe, pontuaram no ranking dos dez melhores resultados nos Anos Iniciais e Finais do Ensino Fundamental. esses números refletem-se como uma missão. "Dos 10 maiores Ideb do estado, sete estão concentrados nessa região. Temos a missão de continuarmos, e a nossa grande responsabilidade é manter a tendência de melhoria. O resultado do Índice é o reconhecimento de todos os esforços dos gestores, dos professores, dos alunos, da equipe técnica e do pessoal de apoio", pontua, ao acrescentar que o Ideb da Escola Estadual Epifânio Doria não somente é motivo de orgulho para a região, como também é um incentivo para o estado todo, já que superou a média do Brasil.


Fonte: SEED